Por Flávia Barros.
Se a temporada passada já foi marcada pelas mudanças na paisagem provocadas pela engorda da praia, das novas pistas, ciclovias e headlands, no trecho que compreende a orla entre o Morro do Boi e o balneário Flórida, nos últimos dias, a Prefeitura anunciou que o trecho mais adiante, entre os balneários Flórida e Monções, também passará por melhorias.
O prefeito José Carlos do Espírito Santo (Pode), o Zé da Ecler, esteve reunido, na última quarta-feira (22), com representantes da Manutec Construções. A empresa será responsável pela obra de adequação de passeios e ciclovias na Avenida Beira-mar.
O que será feito
O serviço contempla a execução de calçada em concreto armado moldado in-loco com acabamento vassourado; recapeamento asfáltico na ciclovia; fornecimento e instalação de bancos de concreto pré-moldados e; a colocação de rampa de acessibilidade em concreto para calçadas. O passeio será dividido com uma ciclofaixa.
O valor total investido será de R$ 2,250 milhões. Ainda segundo a gestão, os serviços terão início na primeira semana de dezembro e a previsão de conclusão é de cinco meses, antes mesmo das obras de revitalização da orla.
“Um dos maiores princípios dessa gestão é investir cada vez mais na infraestrutura urbana e, consequentemente, atrair cada vez mais o turismo em nossa cidade, trazendo desenvolvimento e fomentando a economia local. Essa obra representa o avanço e cada vez mais o desenvolvimento” , disse o prefeito Zé da Ecler ao JB Litoral
Projeto estadual
Quando a revitalização da orla de Matinhos foi anunciada pelo Governo do Estado, foi mencionada uma segunda etapa, que ainda não teve a data anunciada: a recuperação do trecho de 1,7 km entre os balneários Flórida e Saint Etienne e a instalação de novos equipamentos urbanos.
Quase 90%
Segundo o balanço mais recente divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT), no último dia 8, a revitalização da orla de Matinhos alcançou 88,3% de conclusão em outubro, como um todo. De acordo com o consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelo trabalho, a obra está dentro do cronograma, com previsão de término para o segundo semestre de 2024. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado.
Algumas das estruturas que compõem o projeto já estão concluídas, como o espigão da Praia Brava; a guia de correntes da Avenida Paraná, e os headlands dos balneários Riviera e Flórida. A construção dos guias-correntes de Matinhos está em 92,5%. A urbanização de Caiobá chegou em 70,5% e a dos demais balneários a 79%. Já o plantio da restinga está em 74%.
Fonte: jblitoral.com.br