O Sistema Inteligente na Iluminação Pública começou a ser implantado em Matinhos. E os primeiros resultados já podem ser vistos nos balneários, onde dezenas de lâmpadas incandescentes vêm sendo trocadas pelo sistema LED, além de sensores que ainda serão instalados. Num prazo máximo de quatro meses, 100% do município será atendido pelo sistema, que será a porta para Matinhos entrar no mundo das cidades inteligentes.
A iluminação pública através de um sistema inteligente é um caminho ainda novo no Brasil, adotado por enquanto apenas em duas cidades brasileiras: além de Matinhos, está em fase de implantação em São Paulo.
Em Matinhos, o sistema inteligente começou a ser implantado logo depois do Carnaval pela empresa MOBIT, vencedora do edital de licitação. As primeiras lâmpadas foram instaladas no balneário Monções, na divisa com o Pontal do Paraná, e avançam nas ruas transversais à avenida Atlântica. De três a quatro meses, todas as trocas devem estar concluídas, atendendo de Monções até o outro extremo do município, no balneário Caiobá.
O processo prevê a troca de lâmpadas e braços de luminárias em todos os pontos de luz no município, que hoje são 12.324. As trocas das lâmpadas incandescentes pelas de LED e também pelas antigas de LED já estão sendo feitas. As lâmpadas de LED - mais modernas - depois de instaladas, vão receber um aparelho que vai se conectar com uma central de monitoramento do sistema. Através de um software de última geração, de fabricação israelense, será conectado à central de operações. As pontas conversam e na troca de informações, será possível detectar qualquer problema que porventura a rede pública de iluminação possa apresentar. Cada lâmpada de LED tem uma vida útil estimada em mais de 20 anos. Elas não necessitam de um reator para operar. Além disso, ainda possuem uma distribuição de luz mais eficiente, garantindo um foco em apenas uma direção, sendo que menos lâmpadas são necessárias para atingir o mesmo brilho de outras lâmpadas fluorescentes e incandescentes. A eficiência de luminosidade do sistema inteligente é de 1.600 KW com 100.000 horas de uso, o que gera uma redução do consumo de energia de até 55%. Além do mais, os tubos de LED são recicláveis. A economia também está no gasto com lâmpadas, materiais de embalagem e transporte.
Matinhos passa a se inserir no contexto do desenvolvimento de cidades inteligentes, um caminho que é apenas o começo.
A instalação de postes com sensores e lâmpadas inteligentes podem ser benéficas para diversos aspectos da cidade. No futuro, os sensores também podem fornecer informações valiosas para os gestores e facilitar diversas operações, além de tornar a cidade mais sustentável e conectada com soluções para outros problemas.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos
Fonte: Prefeitura de Matinhos